Cozinha Profissional

Friday, April 21, 2006

Introdução á higiene dos Alimentos...

Definições...

Manipulador de Alimentos: A pessoa que trabalha em qualquer fase do processamento de alimentos, ou seja, na recepção de matérias primas, pré-preparo, preperação, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição até a venda dos produtos.

Microorganismos ou micróbios: são pequenos seres vivos, invisíveis ao olho nú, que geralmente podem ser visto ao microscópio. exemplos: bactérias, fungos, vírus, algas e protozoários.

Higienização e limpeza: Definem-se como a a retirada de resíduos de alimentos, sujidades, gorduras e materiais portadores de agentes contaminantes. Para a higienização utilizam-se panos de chão , sabão, detergente, água, rodo.

Sanificação/desinfecção: Ocorre pela eliminação ou redução de microorganismos, mas não destrói suas formas resistentes, os chamados esporos. Para a desinfecção usam-se produtos de limpeza que tenham potencial para eliminar ou reduzir os microorganismos. Geralmente aplicam-se a utensílios, peças de equipamentos ou mesmo alimentos que precisam ficar imersos por algum tempo na solução, para que produzam o efeito necessário.

Intoxicação Alimentar: Doença que ocorre pela ingestão de alimentos ou produtos contaminados, que pode causar vômitos, diarréia, dores de cabeça e, em caso mais graves, pode conduzir á morte.

Cliente Comensal ou usuário: É o indivíduo que consome a elimentação preparada.

Preparação: As preparações compõe uma refeição. Exemplo: salada de pepino, Sopa de ervilha, pizza, sorvete, arroz branco etc...

Tipo de refeições:
Grupo de pequenas refeições:
- Desjeum: primeira refeição do dia.
- Colação: servido entre o desjejum e o almoço
- Lanche: refeição servida no meio da tarde
- Ceia: última refeição servida

Grupo das grandes refeições:
- Almoço
- Jantar

O almoço e o jantar são compostos por:
Entrada: saladas ou soupas
Prato Principal: preparações com carne ou ovos.
Guarnição: cerais ou hortaliças.
Acompanhamenmtos: arroz, legumes
Sobremesa: preparação com doces ou frutas
Bebidas: refrescos vinho

Cardapio:

Lista de preparações culinárias que compõem uma refeição
Lista de preparações que um restaurante pode servir, com o preço de cada uma.

0 Comentários:

Post a Comment

<< Home